quinta-feira, 28 de maio de 2009

O erro ortográfico.


Na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser feitos com as turmas, verifica-se que todos têm muita têndencia para o erro ortográfico. Aprender a escrever envolve aspectos extremamente complexos. Dúvidas acerca da maneira mais adequada de ensinar fazem parte do meu dia à dia como professora, criar situações que facilitem a aprendizagem nem sempre é facil porque as crianças não compreendem de imediato as caracteristicas ortográficas da escrita.

Se o erro for encarado numa perspectiva de construção da escrita., então este não deve ser visto como um problema grave ou um distúrbio, ele pode fazer parte de uma trajectória necessária.

É necessário sim, estar atentos, para perceber o funcionamento das estruturas cognitivas das crianças, tentando ajudá-las no seu percurso da aprendizagem, e torna-se igualmente necessário conhecer a origem do erro, identificá-lo e denominá-lo para se conseguir exercícios adequados na correcção ortográfica. Analisar o erro, é uma etapa fundamental no processo ensino/aprendizagem, e são uma fonte de informação para que o professor possa actuar junto de cada aluno, ajudando-o progressivamente a dominar a escrita.

4 comentários:

  1. Uma boa dissertação sobre o erro
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Mil caminhos
    Esta viagem sem velas nem vento
    Este barco na bolina das ondas
    Esta chuva miúda transborda sentimento

    Amarras prendem o gesto
    Arrocham um coração que bate incerto
    Uma gaivota retoca as penas com espuma
    Levanta voo em rumo concreto

    Partilha comigo “100 Anos de Ilusão”


    Mágico beijo

    ResponderEliminar